top of page
Buscar

AEJE Representa Aveiro na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens


O Projeto de Recomendação do AEJE foi o apurado, pelo círculo de Aveiro, para a Sessão Nacional e os jovens deputados que o defenderam, o Guilherme Catela, a Leonor Merendeiro e a Inês Gonçalves foram eleitos para a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário, tendo obtido o honroso primeiro lugar, das quatro escolas eleitas.

A sessão distrital teve lugar no dia 18 de março de 2025 e decorreu no Centro de Artes de Águeda. Contou com a participação de 34 escolas, num total de 102 deputados, 68 efetivos e 34 suplentes que tiveram a oportunidade de debater o tema “As Novas Tecnologias -Desafios e Oportunidades para os Jovens”.

Tratou-se da 2.ª fase do programa Parlamento dos Jovens, um projeto da Assembleia da República que tem entre os objetivos "Educar para a cidadania, estimular o gosto pela participação cívica e política, dar a conhecer a Assembleia, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate e o processo de decisão do Parlamento, promover a discussão democrática e o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões”.

A relevância deste projeto fica claramente demonstrada pelas experiências relatadas pelos deputados em representação do AEJE.


“Ao longo de 7 anos de participação, a iniciativa o Parlamento dos Jovens fomentou o meu desenvolvimento cívico e social, tendo contribuído para uma melhor perceção do que me rodeia e ainda das diversas realidades que não me eram conhecidas. Para além de enriquecedora, a experiência revela-se preponderante em campos como a socialização, debate, organização e trabalho em equipa ao longo das suas diferentes fases. Neste meu último ano da experiência, o tema, Novas Tecnologias, mostra-se especialmente atual para nós jovens, apelando ao nosso espírito crítico, para além da criação de medidas inovadoras e eficientes, não deixando nada, nem ninguém para trás. Com este objetivo em mente, apresentámos, no dia 18/03/25, um projeto de recomendação, na fase distrital do programa, que assenta em três ideais: instrução, equidade e inovação, tendo sido o mais votado e permitido, juntamente com a nossa intervenção, enquanto deputados, a possibilidade da escola representar o círculo eleitoral de Aveiro na Assembleia da República. Concluindo, considero que, no fundo, a iniciativa toca e faz tocar, moldando quem em nela participa em cidadãos de um Portugal do amanhã, um Portugal mais inclusivo, onde as vozes dos jovens são o motor da mudança.”

Guilherme Catela


“Desde o 7º ano que participo no Parlamento de Jovens e, cada ano, tem-me oferecido várias oportunidades para crescer e aprender. Este ano participei pela segunda vez na Sessão Distrital e, como era de esperar, foi uma “montanha russa” desde o primeiro até ao último momento. O tema deste ano “Novas tecnologias: oportunidades e desafios para os jovens” mostra-se bastante pertinente tendo em conta a sociedade em que vivemos. Todas as ideias propostas identificam problemas que nós jovens sentimos no nosso quotidiano e, em simultâneo, apresentam possíveis soluções para os mesmos, estimulando a nossa criatividade e a partilha de ideias. Gostei muito da experiência deste ano e estou muito entusiasmada por ter passado à fase final - acredito que vai ser uma oportunidade única e enriquecedora.”

Leonor Merendeiro


“Foi uma experiência única participar como deputada suplente na Sessão Distrital do Parlamento de Jovens. Pude vivenciar de perto o processo político e perceber o impacto que a nossa voz pode ter nas diversas decisões. Eu e os meus colegas deputados efetivos saímos motivados a continuar a lutar por um futuro melhor para todos os jovens, na sessão nacional e pela vida fora.”

Inês Gonçalves

 

As professoras coordenadoras do projeto congratulam-se com  o modo dignificante como o AEJE foi representado e desejam boa sorte para a próxima fase.

Muitos parabéns!

 
 
bottom of page